sábado, 18 de julho de 2015

Em 10 anos, novelas das nove da Globo perderam 49% de audiência


Postado em jul 17 2015 - 10:01pm Por Eduardo Guedin
\
As novelas da nove, antigas novelas das oito da Globo, foram durante anos a principal atração da televisão brasileira, principalmente em São Paulo, praça em que as emissoras se baseiam para medir a audiência ao mercado publicitário. No entanto, 2015 será um ano em que a Globo provavelmente irá querer esquecer, pelo menos no horário nobre. Desde 2005, quando era exibido a novela de Glória Perez, “América”, até “Babilônia”, o horário teve uma redução de 49% da audiência.
Após o sucesso de “Senhora do Destino”, em 2004 e 2005, com uma média geral de 50 pontos na Grande São Paulo, “América” foi a última novela da emissora a chegar perto deste índice: marcou 49 pontos. De lá para cá, a novela das nove teve uma brusca redução de audiência, principalmente após 2012. A novela “Babilônia”, de Gilberto Braga, chegou aos 25 pontos e foi a que mais contribuiu para a queda da faixa, perdeu cerca de 8 pontos, até então, em relação à sua antecessora.
Nestes dez anos, a emissora passou por altos e baixos no horário nobre. Entre 2005 e 2006, as sucessoras de “América” ainda conseguiram manter os índices próximo aos 50 pontos. “Belíssima”, escrita por Silvio de Abreu e exibida em 2005, registrou 48 de média, enquanto que, “Páginas da Vida” marcou 47. A primeira queda brusca veio já no ano seguinte com “Paraíso Tropical”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, em que marcou 43 pontos. A sucessora, “Duas Caras”, de Aguinaldo Silva, registrou dois pontos a menos e marcou 41 na Grande São Paulo.
Nos dois anos seguintes, apareceram a primeira recuperação com “A Favorita” e “Caminho das Índias”, que mantiveram o índice próximo aos 40 pontos, que logo foram decaídos por “Viver a Vida”, com 36, e “Passione”, com 35.  O cenário de queda no Ibope só parou em 2011 com a chegada dos 36 pontos de “Insensato Coração”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, os mesmos que haviam derrubado a faixa em 2007, e que derrubaram novamente este ano. Após a trama, o horário nobre da Globo conseguiu recuperar a audiência e chegar aos 39 pontos de “Caminho das Índias”. A novela de Aguinaldo Silva, “Fina Estampa” teve média geral de 39, e, “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, 38,8.
Em três anos, menos 14 pontos
De 2012 para cá, a perda de audiência voltou, pelo menos às 21 horas. Após a recuperação de quatro pontos no Ibope, “Salve Jorge”, de Glória Perez derrubou outra vez  o horário, marcando apenas 34 pontos. Até então o pior índice. Com a estreia de “Amor à Vida”, dois pontos foram recuperados, voltando aos 36 de “Insensato Coração”. Entretanto, a sucessora “Em Família” conseguiu perder 5 pontos e ir a 30, dos quais apenas 3 foram recuperados por “Império”, que acabou com 33 pontos de média geral este ano. Em 2015, a Globo tem passado pelo pior índice da história, em que a novela das sete vem superando os índices de “Babilônia”.
Enquanto a faixa vespertina se recupera com “O Rei do Gado” e “Malhação”, ambos próximos aos 20 pontos, e à noite, com “I Love Paraisópolis”,  com 25, a novela de Gilberto Braga segue o sentido contrário. Com apenas 25 de média, a trama deve sair ao ar em agosto, deixando um legado desfavorável a João Emanuel Carneiro, autor do último sucesso da emissora no horário.
Número de televisores cresceram
Durante estes dez anos, apesar da queda da audiência, o número equivalente a cada ponto no Ibope aumentou. De aproximadamente 52 mil domicílios entre 2005 e 2006, o número saltou para 67 mil domícilios que equivalem a um ponto. Além disso, outros acontecimentos podem ter influenciados. As concorrentes Record e SBT atualmente vivem uma boa fase, com atrações no horário que chegam aos 15 pontos de média. Outro fator é também o crescimento de outras mídias como a televisão a cabo e a internet.
Por Eduardo de Moura Guedin


Fonte: http://otvfoco.com.br/em-dez-anos-novelas-da-nove-da-globo-perdeu-49-de-audiencia/#ixzz3gJMUbfjL

Nenhum comentário:

Postar um comentário