quinta-feira, 9 de julho de 2015

"Evoluímos ou regredimos?", questiona capa do "Extra" sobre linchamento no MARANHÃO


Redação Portal IMPRENSA 08/07/2015 15:30
capa do jornal Extra desta quarta-feira (8/7) trouxe uma reflexão ao fazer um comparativo entre o período da escravidão e o linchamento de Cleidenilson da Silva em São Luís (MA). "Os 200 anos entre as duas cenas acima servem de reflexão: evoluímos ou regredimos?", questiona a publicação.

Crédito:Reprodução
Capa do jornal levanta debate sobre linchamento de homem no Maranhão
De acordo com CartaCapital, a edição usou a morte de Cleidenilson, que foi amarrado a um poste e espancado por moradores na última segunda-feira (6/7) após uma tentativa de assalto a um bar, para questionar a população brasileira se a escravidão, abolida em 1888, teria realmente acabado.
"Se antes os escravos eram chamados à praça para verem com os próprios olhos o corretivo que poupava apenas os 'homens de sangue azul, juízes, cleros, oficiais e vereadores', hoje avançamos para trás. Cleidenilson da Silva, de 29 anos, negro, jovem e favelado como a imensa maioria das vítimas de nossa violência, foi linchado após assaltar um bar em São Luís, no Maranhão. Se em 1815 a multidão assistia, impotente, à barbárie, em 2015 a maciça maioria aplaude a selvageria. Literalmente – como no subúrbio de São Luís – ou pela internet. Dos 1.817 comentários no Facebook do Extra, 71% apoiaram os feitores contemporâneos", advertiu o jornal.
Além de Cleidenilson, um menor de idade também acabou agredido por alguns moradores, que em seguida o entregaram às autoridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário