quarta-feira, 15 de julho de 2015

Oficina fortalece ações intersetoriais do Bolsa Família e Cadastro Único

15/07/2015 11:01

Gestores do Norte e Centro-Oeste traçam plano de trabalho em conjunto com as áreas de saúde, educação e assistência social. Encontro segue até sexta-feira (17), em Brasília

Brasília, 15 – O secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, defendeu, nesta terça-feira (14), o fortalecimento do trabalho intersetorial da gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único com as áreas de saúde, educação e assistência social. Ele participou, em Brasília, da abertura da Oficina de Trabalho com coordenadores estaduais dessas áreas nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Segundo o secretário, as equipes dos governos estaduais são fundamentais, pois promovem a capacitação dos gestores das prefeituras. “Esses gestores também orientam tecnicamente muitos municípios, com ações para fortalecer áreas que enfrentam mais dificuldades.”

Um dos objetivos da oficina é traçar um plano de trabalho para alinhar as ações da gestão, tanto no acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família quanto em relação às transferências de recursos via Índice de Gestão Descentralizada (IGD). E debate também vai tratar do aperfeiçoamento do Bolsa Família para populações indígenas, concentradas de maneira significativa nas duas regiões.

A integração do Cadastro Único com outros programas, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, é outro tema que contará com a colaboração dos participantes do encontro. A grande vantagem apontada por Schwarzer é a simplificação das operações. “Isso evita que os usuários precisem ir mais de uma vez aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), o que desafoga a operacionalização dos municípios.”

O encontro segue até sexta-feira (17). O MDS já organizou, neste ano, reuniões com equipes do Nordeste, Sudeste e Sul do país.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário