quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Na CPI do futebol, Andrew Jennings diz que corrupção na Fifa nasceu no Brasil


Redação Portal IMPRENSA 03/09/2015 16:00
Em depoimento à CPI do futebol nesta quinta-feira (3/9), o jornalista escocês Andrew Jennings, da BBC de Londres, disse que o esquema de corrupção presente no futebol mundial nasceu no Brasil.
Crédito:Agência Senado
Jornalista diz que esquema de corrupção na Fifa nasceu no Brasil
"Começou na década de 70 quando Havelange se elegeu para a presidência da Fifa. Joseph Blatter foi seu principal assessor e deu continuidade ao modus operandi", afirmou, a partir nas investigações que realiza há anos, e da colaboração com o FBI desde 2009.

Jennings é autor dos livros que serviram de base para as investigações do FBI, cujo resultado levou diversos cartolas do futebol à prisão, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Para ele, a Polícia Federal e o Ministério Público brasileiro deveriam estar mais envolvidos em investigar a corrupção no futebol, e colaborar com as polícias suíça e norte-americana. "Essa pode ser a caixa de Pandora que pode mudar o futebol aqui e na América do Sul", disse.

De acordo com a Agência Senado, ele também defendeu que sejam investigados os contratos de transmissão e marketing dos jogos da seleção brasileira, aviões e hotéis utilizados como estrutura no deslocamento do time, e os contratos ligados à organização da Copa do Mundo no ano passado.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário