quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Órgãos de imprensa desaprovam PL que limita contratação de pesquisa eleitoral

Redação Portal IMPRENSA 09/09/2015 14:30

Diversos veículos de comunicação e institutos de pesquisas mostraram desacordo com a sanção do projeto de lei 473/2015, que restringe a contratação de análises eleitorais por órgãos de imprensa e foi aprovada na última terça-feira (8/9) na Câmara dos Deputados. 

Crédito:Reprodução
Veículos e institutos criticam projeto de lei que vejta contratação de pesquisas eleitorais
Segundo a Folha de S.Paulo, um dos principais críticos da PL, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) ressalta que a proposta "retira o direito do eleitor de ter informação sobre a disputa eleitoral". No texto oficial, a imprensa fica proibida de contratar institutos de pesquisa que tenham trabalhado com partidos políticos, políticos ou órgãos públicos no prazo de um ano antes das eleições. 
"Se limita de forma indireta a liberdade de expressão na medida em que se limita a possibilidade de as pessoas serem informadas. É importante que os veículos de comunicação tenham a liberdade de contratar as pesquisas que quiserem", comentou o diretor-executivo a ANJ, Ricardo Pereira. 
A diretora do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, acredita que além de ferir a liberdade de expressão, a PL fere a constituição no direito de acesso à informação. "O leitor tem direito a ter a informação e é sua a decisão de usá-la ou não. Quem tem que decidir isso é o eleitor e não o senado". 
Em contrapartida, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), autor da proposta, ressalta que a intenção da PL é a de "evitar que o instituto preste serviço a dois senhores diferentes, além de coibir práticas escusas, principalmente no interior do país, em que muitos institutos pequenos são ligados a políticos da região e acabam por produzir pesquisas enviesadas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário