quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Rede Internacional de Agroecologia conhece experiências agroecológicas na região da Borborema



AS-PTA
Adital
AS-PTA
No período de 31 de agosto a 04 de setembro deste ano, a região da Borborema, no sertão paraibano, recebe a visita de um grupo de representantes de organizações da Europa, África, Ásia e América Latina que integram a AgriCultures Network, uma rede dedicada a apoiar atividades de sistematização e divulgação de experiências em agroecologia pelo mundo afora. A atividade mais conhecida da ação em rede é a produção de revistas dedicadas à divulgação e análise de iniciativas de agroecologia. A revista "Agriculturas: experiências em agroecologia”, editada pela AS-PTA - Agricultura familiar e agroecologia, corresponde à edição brasileira do projeto editorial da rede. Produzida desde 2004 e com tiragens trimestrais, a revista é distribuída para milhares de subscritores de todas as regiões do país.
aspta.orgO grupo que visita a região da Borborema é composto por representantes de organizações que editam revistas similares em países da África, Ásia, América Latina e Europa. As revistas produzidas pela rede chegam, regularmente, a mais de 1 milhão de leitores, por meio de edições publicadas em inglês, francês, espanhol, português e cinco línguas locais da Índia.
O início da visitação, nesta segunda-feira, 31, ocorre no assentamento Junco, Município de Remígio [Estado da Paraíba]. A partir da experiência de trabalho com princípios agroecológicos da família de Marinalva Belarmino, Nalva, o grupo terá contato com as iniciativas articuladas na região pelas mulheres agricultoras experimentadoras. Conhecerão, particularmente, as iniciativas de sistematização e de comunicação de experiências como estratégia de apoio à experimentação agroecológica por parte das famílias e comunidades rurais da Borborema.
Os visitantes também se reunirão, na sede da AS-PTA, onde o Polo da Borborema apresentará a forma como organiza seu trabalho na região. Após esta atividade, o grupo participará do lançamento do vídeo "Minha vida é no meio do mundo”, no Cine RT, em Remígio. Produzido pela AS-PTA em parceria com o Polo, o vídeo mostra o encontro de histórias de mulheres que conseguiram abrir as portas de suas vidas para conquistar o mundo, um mundo novo, cheio de oportunidades e de construção de novas relações de gênero, livres da opressão.
No dia 1º de setembro, terça-feira, o grupo visitará a propriedade do jovem Alex da Silva Marques, no Sítio Cachoeira de Pedra D’água, em Massaranduba. Além de conhecerem o trabalho de Alex e de sua família, terão a oportunidade de entender como a Comissão de Jovens do Polo da Borborema vem se articulando regionalmente. Nos dias 02 e 04 de setembro, a Rede AgriCulturas estará reunida para definir as atividades para 2016.
Seminário Internacional
No dia 03 de setembro, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o grupo visitante participará do Seminário Internacional "A Agroecologia no Mundo e a encíclica ecológica”. O nome faz referência à encíclica Laudato Si', a primeira de autoria do Papa Francisco, também conhecida como a Encíclica Ecológica.
aspta.orgPara a AS-PTA, o documento chega para ocupar um lugar na vanguarda do pensamento político contemporâneo. O reconhecimento do Vaticano de que não há crises separadas, uma ambiental e outra social, mas sim uma complexa crise socioambiental, anuncia a superação pela Igreja do pensamento que supõe a sujeição da natureza ao domínio humano, ao mesmo tempo em que resgata e atualiza a perspectiva teológica emancipatória, que inspirou as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na América Latina, durante nas décadas de 1970 e 1980. Foi nesse período de exceção política e nas CEBs que as raízes do movimento pela agroecologia se estabeleceram no continente latino-americano. Desde então, a proposta agroecológica vem se desenvolvendo e se irradiando, ganhando crescente reconhecimento nos mundos acadêmico e político-institucional.
"Ao formular um questionamento radical à agricultura industrial e à lógica econômica do agronegócio, o enfoque agroecológico tem se disseminado em todo o mundo, reafirmando o papel protagonista que a agricultura familiar camponesa e os povos e comunidades tradicionais deverão assumir na construção de saídas para a crise planetária”, afirma Paulo Petersen, editor da Revista Agriculturas no Brasil.
Mais informações sobre a Revista Agriculturas: http://aspta.org.br/revista-agriculturas/.
Programação:
Segunda-feira, 31 de agosto
9h – Visita à propriedade de dona Nalva, Assentamento Junco, Remígio-PB.
14h – Apresentação experiência Polo da Borborema sede da AS-PTA – Esperança-PB.
18h – Lançamento do vídeo: "Minha vida é no meio do mundo”, Cine RT, Centro de Remígio-PB.
Terça-feira, 01 de setembro
9h – Visita à propriedade de Alex, Sítio Cachoeira de Pedra D’água, Massaranduba-PB.
14h – Reunião de editores da Revista Agriculturas
Quarta-feira, 02 de setembro
9h às 18h – Reunião de editores da Revista Agriculturas
Quinta-feira, 03 de setembro
9h – Reunião de editores da Revista Agriculturas
14h às 18h30 - Seminário Internacional "A Agroecologia no Mundo e a Encíclica Ecológica”
Sexta-feira, 04 de setembro
9h às 18h – Continuação do Encontro de editores da Revista Agriculturas

AS-PTA

Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa. Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário