segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Unidade Demonstrativa de inseminação artificial melhora rebanho de assentamentos paraibanos



Publicado dia 05/10/2015
 
Agricultores de seis assentamentos da reforma agrária, no Sertão da Paraíba, ganharam uma Unidade Demonstrativa (UD) de inseminação artificial em bovinos, que já está em pleno funcionamento desde o mês passado. A UD iniciou as atividades com 100 doses de sêmen das raças Gir (gado bovino leiteiro originária do norte da Índia) e Holandesa, além de insumos, material para inseminação e botijão para armazenar o material genético.
 
A unidade beneficia diretamente 250 famílias dos assentamentos Nova Santana, Cachoeira, Maria da Paz, Osiel Alves, Tiradentes I e Nova Espinharas – todos localizados no município de São José de Espinharas, distante cerca 330 quilômetros da capital João Pessoa. “Essas famílias agora poderão melhorar a qualidade de seus animais. O que possibilitará aumento na produção de leite e reforço na renda familiar”, disse o superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju.
 
Inseminação artificial
A inseminação artificial é a técnica em que o sêmen do touro é introduzido, pelo homem, no útero da vaca ou novilha no cio.
 
Para o assentado Tobias Solto, do assentamento Tiradentes I, a unidade era o que estava faltando para enriquecer o rebanho bovino dos assentados. “Vamos utilizar a inseminação tanto para o gado leiteiro quanto o de corte”, afirmou Tobias.
 
Marcelo Medeiros, assentado de Nova Santana, disse que a UD foi um grande presente que será bem aproveitada. “Recebemos esta unidade de ‘mão beijada’ e nós assentados temos que agradecer e zelar por ela”, disse Marcelo.  
 
José Carlos, assentado de Osiel Alves, que já participou de curso sobre inseminação artificial em bovinos destacou a importância da UD. “Nós não temos condição de manter um touro reprodutor, porque custa caro e a unidade veio para nos dar esse reforço”, frisou o criador. 
 
Segundo o veterinário da empresa de assistência técnica Cooptera, Adriano Gomes, os assentados querem fazer o melhoramento genético do seu rebanho, por se tratar de uma região de grande potencial na produção de leite. 
 
Investimento
A UD representa um investimento com recursos do Governo Federal no valor de R$ 10 mil. A Unidade foi implantada por meio da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), contratada pelo Incra/PB para prestar assistência técnica aos assentamentos.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário