quarta-feira, 1 de julho de 2015

Assentados do sudeste paraense planejam ações de assistência técnica



Publicado dia 01/07/2015
Foto: Acervo Incra
Representantes de assentamentos dos municípios paraenses de Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará e São João do Araguaia estiveram reunidos, nos dias 25 e 26 de junho, para planejar as ações da prestadora de assistência técnica rural Agroter. A empresa é contratada pela Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará, com sede em Marabá, para assistir nove assentamentos nos três municípios.
Cerca de 50 pessoas participaram das oficinas de planejamento realizadas nos núcleos de Palestina e São João. O grupo que se reuniu em Palestina do Pará era oriundo dos assentamentos Açaizal, Angical, Castanheira, Embaubal e Rio Mar. Já o grupo reunido em São João provinha dos assentamentos 1º de Março, Moreschi, Pimenteira e Veneza. 
A programação foi a mesma nos dois dias, e envolveu as apresentações da equipe da Agroter, do diagnóstico de cada assentamento (de acordo com pesquisa de campo realizada entre abril e junho deste ano) e dos resultados das oficinas realizadas em cada assentamento. Foram formados grupos entre os participantes e técnicos para avaliar as propostas e definir as ações, atividades e atores envolvidos no processo de assistência técnica. Ao final das oficinas, ocorreram plenárias para apresentação das ideias dos grupos, avaliação e considerações finais.
Participante da oficina de planejamento de Palestina, a agricultora Tereza Pereira Pinto, do assentamento Rio Mar, acredita que as ações de assistência técnica são relevantes para auxiliar nas escolhas produtivas dos agricultores, pelo fato de, como cita, os técnicos terem conhecimento, saberem o que funciona no lote e poderem ensinar. “Muitas vezes, você dar a isca pra pescar é muito mais importante dos que você dar o peixe. Então, é isso que eu espero e  contando que aconteça”.
Ao todo serão atendidas 605 famílias, nos nove projetos de assentamento.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Marabá
(94) 3324-2713 / 3324-2420 / 3324-1216
ascom@mba.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário