quarta-feira, 1 de julho de 2015

Feiras da Reforma Agrária conquistam espaço em municípios catarinenses



Publicado dia 01/07/2015
Os municípios de Curitibanos e Matos Costa, localizados no Planalto Catarinense, entraram em junho para o mapa das Feiras da Reforma Agrária realizadas no estado. Agora a população dessas cidades terão acesso a produtos frescos vindos do interior dos assentamentos, a preços populares e bem pertinho de casa. 
Em Curitibanos, a feira acontece mensalmente, das 8h às 13h, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, no pátio do prédio principal do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A primeira foi realizada no dia 10 de junho e a próxima está marcada para a próxima quarta, dia 08 de julho. Participam cinco famílias do assentamento Índio Galdino, cuja produção agroecológica está em processo de certificação orgânica e, por isso, tem o diferencial de não utilizar agrotóxicos. 
“A primeira experiência foi bem interessante, com participação de funcionários, alunos e professores. Agora pretendemos realizar a feira na Universidade do Contestado e estamos solicitando ao prefeito de Curitibanos a liberação de uma rua para receber as barracas semanalmente também”, conta o engenheiro agrônomo Fredy Magrini, profissional da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A expectativa é que esses novos espaços sejam inaugurados com a participação de mais famílias assentadas no segundo semestre. 
Em Matos Costa, a população pode adquirir os produtos da reforma agrária toda sexta-feira, das 9h às 15h, em frente ao Centro de Convivência da Terceira Idade. Esta será a terceira semana em que a feira acontece, oferecendo frutas, verduras e legumes cultivados por três famílias do assentamento São Roque e quatro famílias do assentamento Santa Rita III. “Contamos com a parceria da Prefeitura, cooperativas e lideranças locais para a feira. A princípio está dando resultado, já que  as famílias estão voltando com pouca coisa”, explica Vagner Lopes, técnico agropecuário da Ater.
Incentivo à comercialização  
 O programa Feiras da Reforma Agrária teve início em 2014 no Incra de Santa Catarina com o objetivo de oferecer estrutura profissional às famílias produtoras através da disponibilização de kits constituídos por barracas de feira, avental, bonés para os feirantes, caixas e sacolas plásticas, balanças e todo o material necessário para a comercialização. Hoje, além de Curitibanos e Matos Costa, assentados realizam feiras nos municípios de Abelardo Luz, Timbó Grande, Santa Cecília, Passos Maia, Correia Pinto, Caçador, Catanduvas, Fraiburgo e Lebon Régis, sempre contando com o respaldo da Ater e a parceria com as prefeituras municipais.
Assessora de Comunicação - Incra/SC
(48) 3733-3560
www.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc

Nenhum comentário:

Postar um comentário