quinta-feira, 23 de julho de 2015

Comer bem ajuda a preservar o meio ambiente

0  0 
 
 
quinta-feira, 23 Julho, 2015 - 17:15
Foto: Albino Oliveira/MDA
Patrus firma parceria de dois anos com movimento Slow Food
Sabia que a forma como você consome alimentos pode transformar o meio ambiente? A premissa, sobre a produção de alimentos saudáveis e o consumo consciente, foi tema de debate promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e o movimento internacional Slow Food, na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília. No encontro o ministro Patrus Ananias e o presidente internacional do movimento, Carlo Petrini, firmaram um acordo para estimular a produção sustentável no país.
“Nossa parceria é no sentido de consolidar a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro lembrando que, em 2014, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) retirou o Brasil do mapa da fome”, destacou o ministro Patrus Ananias ao afirmar que pretende, com essa parceria, manter e consolidar a conquista, além de avançar na promoção da alimentação saudável.
Segundo o presidente internacional do movimento, o Slow Food é o oposto a ideologia do Fast-Food, que é sinônimo de uma alimentação rápida para quem não quer perder tempo. “Nascemos para combater essa velocidade e transformar a nossa cultura alimentar. A produtividade quando é ligada à produção industrial é ruim para o campo, para o meio ambiente. Precisamos mudar a nossa cultura para uma produção que priorize o respeito ao campo”, afirmou Petrini.
Para ele, a agricultura familiar é o encaixe perfeito para a construção desse novo paradigma de sustentabilidade. “É fantástica a ideia da agricultura familiar, porque antes de tudo deve vir à família e a comunidade. Durante 10 mil anos a agricultura era de subsistência, há 300 anos a economia capitalista mudou essa relação. Quando o capitalismo se alia à agricultura, então é o fim”, salientou.
Entre as consequências, o presidente destacou o uso excessivo de sementes transgênicas que compromete a preservação da agrobiodiversidade. “Precisamos conectar os agricultores familiares com a cidade e com os cozinheiros. Essa é uma oportunidade de defender os produtos do nosso ecossistema que estão sendo, massivamente, usados em prol da indústria”, observou.
Acordo
O acordo de cooperação técnica tem o objetivo de promover e apoiar a produção e o consumo de alimentos da agricultura familiar e de assentamentos rurais no país. A parceria tem o prazo de dois anos. Entre as ações está o apoio no mapeamento dos produtos típicos dos territórios brasileiros.
De acordo com o ministro, esse é o momento de ampliar a discussão sobre o tema. “Precisamos levar essas reflexões para a sociedade, de maneira democrática e clara, no sentido de que nós asseguremos o direito fundamental à alimentação, à soberania alimentar do povo brasileiro, mas com alimentos que, de fato, promovam à saúde e à vida”, finalizou o ministro.

Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/comer-bem-ajuda-preservar-o-meio-ambiente#sthash.FpfWKpbV.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário