quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mais de 3,5 mil famílias rurais do PI poderão colocar a documentação em dia


 0  0 
 
 
quarta-feira, 15 Julho, 2015 - 17:30
Camila Macedo ainda não tinha ouvido falar do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA). A agricultora familiar de 27 anos é moradora do município de Curimatá, a quase 800 km de Teresina (PI), e gostou do que viu. Achou tudo organizado e aproveitou para tirar, gratuitamente, a documentação de dois dos seus três filhos. Ela acredita que isso facilitou – e muito – a vida deles. Inclusive, Camila vai colocar em dia a sua documentação pendente.
Os mutirões no Piauí começaram na segunda-feira (13) e a expectativa é de que 3,6 mil famílias sejam atendidas até o dia 24 de julho, quando o ônibus do PNDTR já terá passado por 12 municípios, a maioria distante da capital, Teresina. Serão 2,8 mil mulheres atendidas, gratuitamente, com emissão de carteira de identidade, CPF (1ª e 2ª vias) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). As famílias também terão à disposição serviços de cópia de documentos, fotografia, informações e agendamentos no INSS e palestras, dentre outros.
“Os mutirões facilitam nosso acesso, porque aqui é muito difícil de chegar. Nem sempre tem o material necessário para fazer os documentos no município, e agora tem. O atendimento foi ótimo”, elogia Camila.
A diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, realça que existem muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. “Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão das mulheres. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, explica.
Municípios
A partir desta quinta-feira (16), outros 9 municípios receberão o PNDTR: Júlio Borges, Parnaguá, Corrente, Sebastião Barros, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí, Monte Alegre do Piauí e Redenção do Gurguéia.
Números
De 2004 até agora, mais de 600 mutirões foram realizados e 72,2 mil mulheres foram atendidas pelo Programa, no Piauí. Quase 196 mil documentos foram emitidos, gratuitamente.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mais-de-35-mil-fam%C3%ADlias-rurais-do-pi-poder%C3%A3o-colocar-documenta%C3%A7%C3%A3o-em-dia#sthash.VHXvaoBr.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário