quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mutirões chegam a municípios cearenses


 0  2 
 
 
quarta-feira, 15 Julho, 2015 - 16:45
Foto: Ascom/MDA
Serão mais 1,6 mil agricultoras familiares cearenses com mais dignidade. O motivo? O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/ MDA), que vai estar, até o dia 21 de julho, em três municípios do Ceará. A iniciativa dá a chance para que trabalhadoras rurais regularizem a situação civil e trabalhista – e o melhor, de graça. Apesar das ações terem foco nas mulheres rurais, homens e crianças também podem aproveitar a oportunidade. A expectativa é que no total sejam beneficiadas mais de 2,5 mil pessoas do campo.
Durante os mutirões em Juazeiro do Norte, Cariruiaçu e Ipaumirim, serão emitidos: certidão de nascimento (1ª e 2ª vias), carteira de identidade (1ª e 2ª vias), CPF e carteira de trabalho (1ª e 2ª vias). Também serão oferecidos serviços de cópia de documentos, palestras e informações da Secretaria de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social (como Bolsa Família e CadÚnico).
Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, o Programa dá a essas mulheres e famílias a chance de terem uma vida mais digna e de produzirem mais no campo.
“Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão das mulheres. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma.
Números
Entre 2004 e 2015, cerca de 430 municípios cearenses receberam os mutirões de documentação do MDA. Mais de 41 mil mulheres já foram beneficiadas com a emissão de 118 mil documentos, tudo de graça.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mutir%C3%B5es-chegam-munic%C3%ADpios-cearenses#sthash.HskonlF4.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário