quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mulheres debatem os desafios para garantir a saúde na mesa e a renda no campo



Adital
A atuação das mulheres na construção da soberania e segurança alimentar e nutricional é tema do encontro de mulheres promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), em Porto Alegre (Estado do Rio Grande do Sul). Nos dias 08 e 09 de julho, representantes de movimentos sociais de várias regiões do Brasil e representantes de governo estarão reunidas com o objetivo de fortalecer a articulação entre as políticas públicas para as mulheres e para a segurança alimentar e nutricional.
mda.gov.brNesta quarta-feira, 08, as mulheres do campo, da floresta e das águas apresentarão suas experiências na produção de alimentos e os desafios enfrentados para garantir a saúde na mesa e a renda no campo. Na quinta-feira, 09, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) apresentará dados de violência contra a mulher no país.
Este é o segundo de quatro Encontros Temáticos preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Brasília, em novembro de 2015. O objetivo dessas atividades é ampliar a participação e aprofundar o processo de discussão de temas estratégicos para a Segurança Alimentar e Nutricional.
Dados de participação das mulheres
A representatividade das mulheres na garantia ao direito humano à alimentação adequada é expressiva no país. No Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a participação das mulheres cresceu. Em 2009, elas representavam 21% dos fornecedores. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o número de fornecedoras subiu para 50%, em 2014. Os dados mostram que, na região Nordeste, a participação feminina no PAA é de 60%.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 93% das 14 milhões de famílias que recebem a transferência de renda, as mulheres são as responsáveis pela retirada do dinheiro. Dessas, 68% são mulheres negras.
De acordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres, 67% das vagas Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são ocupadas por mulheres. Dados do Portal do Empreendedor mostram que 48% dos microempreendedores individuais (MEIs) formalizados são mulheres. Nos Estados de Alagoas e Ceará, as mulheres representam 51% dos MEIs.
Para conferir a programação, clique no link: http://goo.gl/EuvZGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário