quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Apoio à inclusão produtiva

0  0 
 
 
quinta-feira, 3 Setembro, 2015 - 17:45
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ Ascom MDA
O anúncio foi feito pelo ministro, nesta quinta-feira (3), a prefeitos gaúchos.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) repassou R$ 1,8 milhão, à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul (Seapa), para ser aplicado na aquisição de equipamentos para a estruturação dos serviços de inspeção municipal e das agroindústrias familiares, para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS) e ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
O anúncio do repasse foi feito pelo ministro Patrus Ananias nesta quinta-feira (3), durante abertura da assembleia geral da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na Expointer. “Eu quero reafirmar o compromisso histórico que nós temos com os municípios. Estamos caminhando juntos, em um novo conceito de ruralidade”, destacou Patrus.
O repasse prevê a aquisição de 42 veículos, para uso da equipe técnica, e de equipamentos, como microcomputadores, impressoras e câmeras fotográficas, que serão cedidos aos serviços de inspeção municipais e consórcios de municípios que se encontram em processo de adesão ao Susaf, bem como de duas caminhonetes que serão repassadas à Secretaria como apoio à fiscalização.
Atualmente, há 59 municípios, três consórcios municipais e 342 agroindústrias familiares aderidas ao Susaf/RS. Com o recurso, a Secretaria do RS estima que, em 2016, 262 municípios, seis consórcios e 590 agroindústrias estejam aderidos ao Sistema.
“O MDA quer agricultores familiares satisfeitos no campo, produzindo alimentos saudáveis e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Esse recurso vem no sentido de apoiar a inclusão produtiva, gerando emprego e renda”, disse o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Marcelo Piccin.
Estruturação e qualificação
O repasse é uma ação de Fomento a Projetos de Diversificação Econômica e Agregação de Valor, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA). A iniciativa contribuirá para fortalecer a estruturação e a qualificação dos serviços públicos de inspeção sanitária, que busca ampliar o número de serviços municipais em funcionamento no Estado; aumentar o número de empreendimentos familiares com o registro sanitário, possibilitando a comercialização de seus produtos no mercado local, regional e nacional; estimular a formalização dos empreendimentos para acessarem o mercado institucional; destravar barreiras ao funcionamento das agroindústrias trazendo-as para a formalidade, dinamizando as economias locais, gerando emprego e produzindo mais alimentos sustentáveis, saudáveis e com segurança sanitária.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/apoio-%C3%A0-inclus%C3%A3o-produtiva#sthash.PxG6oePT.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário