quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mais sustentabilidade para 41 famílias de RO

 0  0 
 
 
quinta-feira, 3 Setembro, 2015 - 16:45
Foto: UTE/RO
Agricultor da Aupaf é beneficiado pelo Minha Casa, Minha Vida Rural
Para o agricultor familiar ter a própria terra para produzir é muito importante, principalmente se nessa área tiver uma casa boa para morar. E foi o que ocorreu, nesta quinta-feira (03), com 41 famílias beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF/MDA), em Rondônia, que terão suas casas construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Rural. A ação trará mais sustentabilidade aos projetos de Credito Fundiário e mais qualidade de vida para esses agricultores.
“Ficamos muito felizes. Agora, aguardamos ansiosos a construção e o dia que vamos entrar, definitivamente, na nossa casa”, disse o agricultor Marcelo Breda Bazoni, presidente da Associação Unidos pela Agricultura Familiar (Aupaf), e um dos beneficiados juntamente com mais cinco famílias.
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, o programa de habitação rural do Governo Federal vai atender inicialmente beneficiários de seis associações do PNCF, em quatro municípios de Rondônia. A iniciativa busca contemplar agricultores que não possuem  habitação ou que vivem em casas inadequadas. A previsão é que até o final deste ano o Minha Casa, Minha Vida Rural chegue para mais 50 famílias de trabalhadores rurais, atendidas pelo Crédito Fundiário no estado.

Conquista recente
A conquista dos agricultores familiares tornou-se possível, após a assinatura da portaria que permite o acesso dos beneficiários do PNCF ao programa Minha Casa Minha Vida Rural - que ocorreu durante o lançamento do Plano Safra para Agricultura Familiar 2015/2016.
A mobilização, organização das famílias e elaboração do projeto foram feitos pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), em parceria com a Unidade Técnica Estadual (UTE/RO), gestora do PNCF no Estado.
Para o diretor do Departamento de Crédito Fundiário, Francisco Ribeiro, a ação reforça a ideia do MDA de integrar as políticas públicas, de maneira que estas tragam mais desenvolvimento e segurança para os agricultores familiares. “Essa ação é resultado do esforço conjunto da Fetagro, da UTE e da Caixa Econômica, em prol de mais dignidade para o agricultor. É isso é o que temos buscado”, observou.

Associações do PNCF beneficiadas
  • Município de Pimenta Bueno -  Associação Aproranchi (duas famílias);
  • Município de Primavera de Rondônia – Associações Aprane (sete famílias), e Aupaf (seis famílias);
  • Município de São Felipe - Associação Vida Nova (nove famílias); e
  • Município Rolim de Moura- Associações Vila Verde (11 famílias) e Aprigo (seis famílias).

Condições de acesso 
Para ter acesso ao programa Minha Casa Minha Vida Rural, é indispensável que a família beneficiária do Crédito Fundiário esteja devidamente inscrita no Cadastro Único do Governo Federal – CadÚnico, bem como ter, atualizada, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).
Os beneficiários do PNCF interessados devem procurar os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar (STTR/AF) do seu município ou a Unidade Técnica Estadual de seu estado, para sanar as dúvidas e iniciar os procedimentos necessários para acessar o programa.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mais-sustentabilidade-para-41-fam%C3%ADlias-de-ro#sthash.31ruE1Af.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário