domingo, 13 de setembro de 2015

Ausência do governo do Rio Grande do Sul como anunciante impacta comunicação


Representantes de veículos, agências, empresas gráficas e profissionais procuraram o governo para expressar preocupação
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Onze entidades de comunicação participaram do encontro | Crédito: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Onze entidades de comunicação participaram do encontro | Crédito: Luiz Chaves/Palácio Piratini
A relevância do governo do Estado como anunciante no mercado gaúcho e a contribuição 
que a comunicação pode dar para engajar a população e buscar soluções para a crise pontuaram 
reunião entre entidades da área e o chefe do Executivo estadual, José Ivo Sartori, nesta 
quinta-feira, 10. Em um movimento apontado como inédito, o encontro reuniu 11 associações 
e sindicatos – representantes de veículos, agências, empresas gráficas e profissionais
 atuantes no setor.
O movimento mostrou que o mercado foi impactado pela ausência de um dos maiores 
 e defendeu a comunicação como uma ferramenta para superar a crise. “A falta do governo
 como anunciante refletiu muito nas empresas, com queda de receitas e desemprego. Mesmo 
com esse reflexo, a gente entende o que momento que o governo passa é muito difícil, o 
corte é necessário. Mas também entende que a comunicação, assim como as empresas
 privadas, é um instrumento para atravessar a crise, gerar receita, aumentar a percepção de 
valor. A comunicação pode ajudar a construir soluções”, resumiu o presidente do Sindicato 
das Agências de Propaganda do Estado (Sinapro-RS), Delmar Gentil.
Segundo o secretário estadual de Comunicação, Cleber Benvegnú, a reunião foi muito positiva, 
recebendo inclusive sugestões para que se torne rotina. “Desde o início (do governo Sartori),
 vínhamos conversando com todos separadamente, de forma transparente, ouvindo sugestões 
e críticas de forma respeitosa. Eles construíram uma organização para fazer as reivindicações
 do setor, com uma postura proativa”, afirmou. Sobre a participação do Estado como anunciante,
 o secretário diz que o Rio Grande do Sul passa por um momento delicado, que o governo
 trabalha para superar. “O governador disse e tenho reafirmado: não investir em publicidade 
não é uma política de governo, é contingência. Sabemos da importância da comunicação 
no diálogo com a população e estamos fazendo o possível para superar esse momento.”
Além do Sinapro, participaram da reunião a Associação Brasileira da Indústria Gráfica 
(Abigraf), o Sindicato da Indústria Gráfica do RS (Sindigraf), a Associação Brasileira de
 Agências de Propaganda (Abap/RS), a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão 
(Agert), a Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap), a Associação Riograndense
 de Propaganda (ARP), Federação das Agências de Propaganda (Fenapro), o Sindicato dos
 Empregados em Agências de Propaganda (Sindaptec), a Associação dos Diários do 
Interior (ADI), e a Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori).

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