quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Inscrições abertas para IV Jornada de Agroecologia da Bahia

Publicado dia 10/09/2015

A IV Jornada de Agroecologia da Bahia está com inscrições abertas. Apoiado pelo Incra, o evento acontecerá entre os dias 29 de outubro de 1º de novembro no assentamento Terra Vista, situado no município de Arataca, litoral sul baiano. A temática deste ano é  “Terra, Território e Poder”. 

A jornada será um espaço de discussão, articulação e troca de experiências entre assentados, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, educadores e jovens da Bahia e de outros estados. 
Desde 2012,  é organizada pela Teia de Agroecologia dos Povos. A ação tem agregado e disseminado experiências e aprendizados ancestrais e contemporâneos. Trata-se de uma rede sociopolítica e cultural pelo direito a terra e pela agroecologia. 

Sobre o assentamento
O Terra Vista é uma área agroecológica que se destaca por ser o primeiro assentamento a fabricar chocolate orgânico artesanal. Além disso, produz para reflorestamento mudas arbóreas e frutíferas típicas da Mata Atlântica. 

O assentamento possui dois centros educacionais. Um deles, o Florestan Fernandes, foi construído pelo Incra e oferece cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). 
Ainda há o Colégio Estadual Milton Santos, que oferece seis cursos técnicos profissionalizantes e atrai estudantes de vários municípios. Ao todo, são 1,1 mil alunos no assentamento.
Programação
A programação prevê a realização de debates, feiras culturais com trocas de sementes, oficinas e minicursos envolvendo práticas agroecológicas. A iniciativa também promove dicas de saúde e alimentações para valorizar os saber tradicional.
Outro destaque é a Ciranda, espaço lúdico e sociopedagógico voltado às crianças que participam do evento. Ainda haverá rodas de capoeira e cantos e torés indígenas.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.incra.gov.br
Twitter: @IncraBahia
Face: www.facebook.com/incra.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário