terça-feira, 15 de setembro de 2015

BA: Incra apresenta plano de assistência técnica para atender 31,5 mil famílias



Publicado dia 15/09/2015
O novo plano de trabalho da Assessoria Técnica do Incra na Bahia, realizado em parceria com o Governo do Estado, foi apresentado até esta terça-feira (15) a representantes dos movimentos sociais. O objetivo foi promover o diálogo com os assentados e definir áreas prioritárias de atendimento. A assistência beneficiará 31,5 mil famílias agricultoras num investimento de R$ 35 milhões até dezembro de 2016. O convênio foi firmado em 2008.
Agora está prevista, até o final de setembro, reunião com o Fórum de Assessoria Técnica para validar as novas propostas. A execução da modalidade da extensão rural será realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Coordenação do Desenvolvimento Agrário (CDA), ambas do governo da Bahia.
Com as reuniões e, posteriormente, o Fórum, o superintendente regional do Incra/BA, Gugé Fernandes, pretende que as decisões sejam democráticas. “Queremos dialogar e ouvir os trabalhadores rurais para que suas demandas sejam priorizadas e atendidas neste plano de trabalho”, enfatiza.
Desenvolvimento
Serão quatro ações chaves para o desenvolvimento de áreas de reforma agrária. A primeira delas contempla o pagamento de 20 mil créditos Fomento e Fomento Mulher para 10 mil famílias.
De acordo a superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Renata Rossi, os primeiros projetos serão para o Fomento Mulher - criado para dar mais autonomia às mulheres no campo.
Sobre o Plano
A nova Assessoria Técnica prevê a elaboração de planos de desenvolvimento territorial dos assentamentos, a exemplo daqueles que ainda não obtiveram o parcelamento de seus lotes. O plano também objetiva a elaboração de 50 projetos para agroindústria visando inserir produtos da reforma agrária nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae).
Outra ação será a universalização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), o que concede o licenciamento ambiental para os assentamentos atendidos.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.incra.gov.br
Twitter: @IncraBahia
Face: www.facebook.com/incra.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário