segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Brigada composta por assentados controla incêndio na Chapada Diamantina (BA)

Publicado dia 14/09/2015
 
A brigada de incêndio do Assentamento Rosely Nunes, na Bahia, atuou neste fim de semana para debelar uma queimada no Parque Nacional da Chapada Diamantina. A ação dos brigadistas começou no sábado (12) e o fogo foi controlado na manhã do domingo (13). Nesta segunda-feira (14) está sendo realizado o monitoramento da extensão do incêndio. 

A área de reforma agrária do Rosely Nunes, situada no município de Itaetê, onde residem 156 famílias, integra uma parceria entre o Incra e o Programa PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desde 2013. 

A iniciativa objetiva evitar e combater queimadas, principalmente entre os meses de junho e novembro, período mais propenso a focos de incêndios nos territórios da Chapada Diamantina, como a que aconteceu nesta ação entre os municípios de Andaraí e Mucugê.

Brigada Rosely Nunes

No assentamento há um posto da Brigada PrevFogo formada por 30 profissionais, em sua maioria assentados que foram selecionados e treinados para o combate a incêndios e para realizar ações preventivas na região. Eles atuam em dois esquadrões com 15 brigadistas cada. 

De acordo com o chefe da brigada, Alex Lima, que é assentado, esse incêndio foi controlado às seis horas da manhã do domingo. “Além de nossa equipe, contamos com voluntários de Mucugê até conseguirmos o controle e extinção do incêndio”, conta.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.incra.gov.br
Twitter: @IncraBahia
Face: www.facebook.com/incra.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário