quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Sementes saudáveis


 5  4 
 
 
quinta-feira, 3 Setembro, 2015 - 15:30
Fotos: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Patrus inaugura Unidade de Beneficiamento de Sementes Crioulas em Encruzilhada do Sul
Mais de 18 mil famílias de agricultores familiares do Rio Grande Sul serão beneficiadas com a Unidade de Beneficiamento de Sementes Crioulas instalada no município gaúcho de Encruzilhada do Sul, a 170 quilômetros de Porto Alegre. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou da inauguração do equipamento nesta quinta-feira (3). “Lembrei de quando era criança, lá na roça no norte de Minas, a gente separava as sementes com as mãos.  Ao ver essa unidade, fiquei com o coração aquecido e com a certeza de que vamos continuar contribuindo com a agroecologia e com a produção de sementes saudáveis para todo o país”, relatou.
A unidade, que tem capacidade de processar 400 toneladas de sementes por ano, é fruto da parceria entre a sociedade civil, governo e empresas públicas. Os recursos, R$ 2,5 milhões, são da Petrobrás e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf – Agroindústria).  A área onde a unidade foi instalada foi cedida pela prefeitura municipal.
O beneficiamento das sementes consiste na secagem, classificação, teste de germinação, tratamento para controle de insetos e fungos e distribuição – todo o processo é feito sem nenhum tipo de modificação genética. Na embalagem dos grãos, uma frase que sintetiza a iniciativa: “Sementes, patrimônio dos povos, a serviço da humanidade”.
Segundo Patrus, as sementes crioulas ligam a agricultura familiar à história do Brasil. “Elas são produzidas e trabalhadas pelos próprios agricultores familiares”, disse o ministro.
Em seu discurso, para uma plateia formada por centenas de agricultores familiares e assentados, Patrus também ressaltou algumas conquistas brasileiras dos últimos anos, como a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), em 20014, e o acesso dos moradores rurais a serviços básicos, como água, luz e infraestrutura.
E para encerrar, o ministro citou uma frase do ativista norte-americano Martin Luther King, Nobel da Paz, assassinado aos 39 anos: “ ‘Nós não somos o que gostaríamos de ser. Nós não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus, não somos mais quem nós éramos’”.
Menos Tabaco, Mais Alimento
Presidente da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), Miqueli Schiavon, explicou que incialmente os agricultores familiares vão beneficiar sementes de milho e feijão, mas posteriormente vão investir em outras, como aveia, forrageiras e adubações verdes. “A gente trabalha na diversificação da produção de tabaco. Tendo a semente, pode ter a galinha, pode ter o porco, pode ter a hortaliça. Pensamos em todo o conjunto da propriedade, um sistema de produção que tem várias possibilidades de renda”, afirmou.
São parceiros do projeto:  Petrobras Responsabilidade sócio ambiental, prefeitura municipal (terreno), Embrapa Clima Temperado, Badesul, MDA, Conab e MDS (aquisição de sementes).

Mariana Sacramento
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/sementes-saud%C3%A1veis#sthash.eQ1pU0VM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário