segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Territórios em Foco

0  0 
 
 
segunda-feira, 14 Setembro, 2015 - 11:15
Rômulo Serpa/MDA
Na foto, ministro durante visita ao município de São Bento, no Maranhão. Segundo estado a receber o projeto.
Para ver de perto o resultado de ações que promovem melhorias na vida dos agricultores familiares brasileiros, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, iniciou uma série de visitas ao meio rural do país. Por meio do Projeto Territórios em Foco, nesta segunda, terça e quarta-feira (14, 15 e 16), Patrus passa pelos municípios de São Mateus, Nova Venécia e Conceição da Barra, no Espírito Santo. 
Durante a tarde de segunda (14), o ministro profere a aula inaugural do Curso de Extensão Política do Instituto Federal do Espírito Santo, em Nova Venécia, participa do lançamento da Frente Parlamentar da Regularização Fundiária e recebe o Estudo da Comissão Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo sobre Crise Hídrica no Estado. 
Conforme o delegado federal do MDA no estado, Josean de Castro Vieira, há cinco anos o Espírito Santo sofre com diversidades climáticas que se agravaram nos últimos dois anos. “Esse estudo que será entregue ao ministro mostra como isso afeta a agricultura familiar. Semana passada acabou o período de seca, mas houve geada, o que gerou prejuízo para os agricultores que perderam parte de suas produções”, explica.
Já na terça (15), a visita é ao Centro de Formação da Agricultura Familiar, no município de São Mateus. O ministro participa da reunião com o Colegiado Territorial – Território da Cidadania Norte, com população estimada de 268,4 mil habitantes, dos quais 47,6% (127,8 mil) vivem em área rural. O Território possui 69 projetos da Reforma Agrária, com 6,9 mil famílias assentadas, em 145,3 mil hectares. Da agricultura familiar, são 16,8 mil estabelecimentos ocupados por 54,3 mil pessoas.
O ministro conhece, também na terça, a Casa do Mel do município construída com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf), no valor de R$ 423,5 mil, e está em fase final para funcionamento. No local, poderá ser feito o beneficiamento do mel, de maneira mais coletiva e higiênica favorecendo o desenvolvimento da apicultura na região. A construção dessa unidade vai proporcionar a estruturação da Associação Regional de Apicultores (Apinorte), que conta com 32 associados e produz de 70 a 80 quilos de mel por mês.
Na parte da tarde, Patrus vai à sede da Associação de Camaroeiros e da Associação de Maricultores de Conceição da Barra. Na avaliação do delegado essa visita é um reconhecimento, por parte do ministro, da importância desses trabalhadores. “Nessas associações ele vai poder ver a Arca das Letras implantada na comunidade, o caminhão do Proinf que dá condições de os agricultores levarem seus pescados para a venda para o PAA e PNAE”, exemplifica.
A agenda encerra na quarta (16) com uma reunião com representantes de movimentos sociais, na Escola Família Agrícola de Nestor Gomes, do distrito de São Mateus. Na ocasião Patrus aproveita para conhecer o colégio que utiliza a pedagogia da alternância e foi fundado há 43 anos.
Aproximação 
O Espírito Santo é o terceiro estado visitado pelo projeto Territórios em Foco. A iniciativa começou em julho com a ida do ministro Patrus Ananias ao Sertão Central do Ceará. Depois, em agosto, foi a vez do Território Vale do Itapecuru, no Maranhão. 
Nessas viagens o ministro Patrus Ananias passa dois ou três dias em cada estado. Visita assentamentos da reforma agrária, áreas quilombolas, espaços da agricultura familiar, conversa com representantes da sociedade civil e dos governos estadual e municipal. A ideia é conhecer ações exitosas e identificar demandas ou sugestões para aperfeiçoar os programas do MDA. 
Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/territ%C3%B3rios-em-foco#sthash.dSzIjquH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário