segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Um milhão de documentos para agricultoras do Acre

0  0 
 
 
segunda-feira, 14 Setembro, 2015 - 16:30
Foto: Naiara Pontes/MDA
O número impressiona: quase um milhão de documentos gratuitos devem ser emitidos até o dia 19 de setembro em municípios do Acre. Isso só será possível porque os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/ MDA), vão passar por Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, a partir desta terça-feira (15).
A expectativa é de que 430 mulheres - agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária e extrativistas - sejam atendidas durante as ações. As mulheres e seus familiares poderão fazer carteira de identidade e de trabalho (1ª e 2ª vias) e CPF. Além disso, também estarão disponíveis serviços de fotografia, de cópia de documentos, bem como informações sobre programas do Governo Federal, como o Bolsa Família.
A diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, acredita que o PNDTR dá condições de essas mulheres terem mais autonomia e dignidade.
“Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão. Faz com que as mulheres passem a acessar políticas públicas, como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma.  
Números no Acre
Desde 2004, 46,5 mil mulheres já foram atendidas no estado, com quase 130 mil documentos emitidos em mais de 140 mutirões realizados.
Os mutirões nas comunidades de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil serão das 8h às 16h, do dia 15 ao dia 19 de setembro.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/um-milh%C3%A3o-de-documentos-para-agricultoras-do-acre#sthash.dg6H2tLv.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário