quinta-feira, 23 de julho de 2015

Capacitação prepara educadores para atuar pelo Pronera no Maranhão

Publicado dia 22/07/2015
Educadores, coordenadores locais e monitores/supervisores que irão atuar na Educação de assentados em 17 municípios maranhenses começaram, nesta segunda-feira (20), a  capacitação inicial em preparação à segunda etapa do Curso de Alfabetização/Escolarização, realizado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Maranhão.  A capacitação segue até a próxima sexta-feira (24), no auditório do Hotel Ryad, no bairro do Tirirical, em São Luís (MA).
Participam do evento 60 educadores,  cinco coordenadores locais e cinco monitores/supervisores, que irão trabalhar nos assentamentos com jovens, adultos e idosos  durante a segunda etapa do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa: Territórios da Reforma Agrária livres do Analfabetismo. O curso faz parte do convênio do Incra com o Movimento de Educação de Base (MEB).
De acordo com a coordenadora do projeto pelo MEB, Ana Maria Ferreira, já estão inscritos 911 assentados, que irão cursar as séries iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano), em 17 municípios  nas regionais de Açailândia, Itapecuru-Mirim, Mearim, Médio Mearim e Pindaré. “A primeira etapa trabalhou a formação desses alunos nas séries  do Ensino Fundamental do 1º ao 2º ano. Agora vamos iniciar a segunda etapa”, afirmou.
Abertura
Durante a mesa de abertura, a representante do MEB em Brasília, Maristela Ferraz, falou da importância da parceria com o Incra e disse acreditar no trabalho, que considera um grande desafio. “É um trabalho grandioso e desafiador, mas colhemos bons resultados”, afirmou.
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jonas Borges, também destacou a importância do Pronera e disse que  a educação dos assentados é fundamental para o avanço da reforma agrária.  
A palestra de abertura foi proferida pelo Assegurador do Pronera no Incra/MA, Marcelino Ramos Nascimento, com o tema Reforma Agrária e Educação no Campo, quando, entre outras questões, ele falou das lutas para que a educação no campo se tornasse uma política pública. Destacou os cursos que já foram oferecidos pelo Pronera no estado, como o de Pedagogia da Terra, implementado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o Magistério em Saúde da Família, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o curso técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e de Agronomia.
Oportunidades
A assentada Léa Araújo de Brito (41), moradora do assentamento Diamante Negro/Jutay, no município de Igarapé do Meio, é uma das participantes da capacitação. Ela fez o Ensino Médio/Magistério pelo Pronera e é recém-formada em Pedagogia, também pelo Programa. Agora se prepara para trabalhar com turmas de escolarização em assentamentos. “Sou oriunda do Pronera e vou trabalhar agora como educadora. É muito gratificante. Formar pelo Pronera é ter formação e conhecimento diferentes, capazes de  transformar a realidade”, afirmou
Outra assentada que também participa do curso é Maria Joelma Silva (31), do assentamento Cristina Alves, em Itapecuru-Mirim. Cursou nível médio em Agropecuária pelo Pronera e está no quarto período de Pedagogia, também pelo Programa. Agora irá coordenar 13 turmas de ensino, em sete municípios. “O Pronera abriu portas para mim. Antes nem pensava em me formar e agora estou tendo a oportunidade de ser coordenadora local pelo Programa. Estou empolgada para iniciar esta etapa”, disse entusiasmada.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
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