quinta-feira, 23 de julho de 2015

Desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura e pesca em assentamentos é objeto de acordo interministerial

Publicado dia 22/07/2015
O Incra e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA) finalizam nas próximas semanas os termos de um acordo de cooperação técnica para implantação e desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura e pesca em assentamentos do semiárido nordestino.
Competirá ao Incra garantir serviço de assistência técnica direcionado para a implantação ou fortalecimento da cadeia produtiva em projetos de assentamentos dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. As ações previstas no acordo beneficiarão diretamente 1.100 famílias.
A minuta da cooperação e os detalhes da cooperação foram tratados em uma reunião, hoje (22) à tarde, entre a presidente do Incra, Lúcia Falcón, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho (foto), juntamente com diretores e coordenadores das duas instituições
O acordo é a primeira das ações conjuntas que integrarão um plano de caráter nacional e que inclui o Incra como órgão executor, conforme constará no próximo Plano Safra Pesca e Aquicultura.
Renda e segurança alimentar
Para a presidente do Incra, a perspectiva é de elevação da rendas das famílias através da estruturação da cadeia produtiva da pesca.
“A maior oferta de fonte de proteínas significa soberania alimentar e qualidade de vida. E não só para o assentado. Com a consolidação das políticas pública aplicadas à cadeia produtiva da aquicultura e pesca, os assentados produzirão alimentos também para as cidades”, ponderou.
A assistência técnica ofertada vai priorizar o associativismo, o cooperativismo e a transferência de tecnologia. “Além da garantia do alimento, há toda uma cadeia econômica envolvida, como a produção de couro, ração e alevinos, o que vai resultar na elevação da renda dos assentados; haverá também ganhos para a sustentabilidade ambiental, já que a prática preserva os mananciais”, informou a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário