segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Feira com produtos da reforma agrária movimenta o centro de Aracaju



Publicado dia 11/09/2015
A dança de sacolas coloridas, cheias de frutas, verduras e legumes, que entram e saem de corredores abarrotados de gente, aponta que a rotina da Praça Fausto Cardoso, em pleno coração de Aracaju, foi quebrada.
No local, desde a última terça-feira (8), mais de trezentas barracas apresentam ao público da capital sergipana um pouco da diversidade e da qualidade dos produtos da reforma agrária. “Além do artesanato, dos laticínios e dos produtos das agroindústrias que temos em Sergipe, temos aqui também uma grande diversidade de frutas, verduras e legumes, produzidos por mais de 150 assentamentos de todas as regiões estado”, explicou Renilson Pinheiro dos Santos, membro da equipe do Programa Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) do Incra e da comissão organizadora do evento.
Em sua segunda edição em Sergipe, a Feira da Reforma Agrária oferece ao público que visita a Praça Fausto Cardoso alimentos totalmente livres de agrotóxicos. “É a condição básica para poder participar da feira, oferecer alimentos exclusivamente orgânicos, saudáveis para todo mundo”, afirmou Santos. 
Um diferencial, que atrai centenas de pessoas como a aposentada Maria de Lourdes Santana de Oliveira, que deixou sua residência, em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, para comprar os alimentos saudáveis oferecidos na feira. “Eu vi sobre a Feira na TV, chamei minha vizinha e viemos correndo para cá. Já comprei verduras, laranja, batata doce. É tudo sem veneno, muito bonito, com cheiro bom”, afirmou em meio às compras.
Uma diversidade de produtos que atrai também quem trabalha no centro comercial e passa pela praça. “Passei por aqui ontem e vi a montagem da feira. Pedi ao chefe para me liberar e já estou fazendo minhas compras. Está valendo muito a pena, não só pelos produtos, mas também pelo atendimento do pessoal, que tem sido excelente”, argumentou a assessora parlamentar Geovania Alves, que trabalha a poucos metros da praça.
Boas perspectivas
Poucas horas depois de aberta, a Feira da Reforma Agrária já começa a gerar bons resultados. “Em pouco tempo, já começamos a ter um movimento muito bom. Temos agricultores que já venderam tudo e precisaram retornar para buscar mais produtos”, contou Santos.
Segundo ele, a Feira deste ano conta com 330 produtores, 50 a mais do que em sua primeira edição, em 2014.
Programação
Além da oferta de produtos, a Feira da Reforma Agrária apresenta também uma vasta programação com mini-cursos, oficinas e apresentações culturais. Os eventos acontecem durante todo o dia, com shows musicais no período noturno.
A Feira da Reforma Agrária, que segue até a próxima sexta-feira (11), é promovida pelo Incra e o Centro de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (CFAC) e tem o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Empresa de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb)

SERVIÇO
Evento: II Feira da Reforma Agrária
Local: Praça Fausto Cardoso (Centro) - Aracaju
Datas: de 08 a 11 de setembro de 2015

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
Facebook: @pages/INCRASE/174477082708364
http://www.incra.gov.br/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário