quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Seminário discute educação do campo e política educacional no Piauí

Publicado dia 10/09/2015
Com o objetivo de apresentar e discutir a realidade e desafios da política de educação do campo, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Fórum Estadual de Educação do Campo do Piauí realizam, no período de 09 a 11 de setembro, o Seminário Educação do Campo e Política Educacional, no auditório central da UESPI/ Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

A abertura do seminário aconteceu na quarta-feira (09), às 18h30, com a presença do superintendente regional do Incra/PI, Oscar Procópio, que ressaltou a importância da educação no campo. “Reafirmo a necessidade de avançar perante a necessidade do povo do campo e nós do Incra estamos dispostos a contribuir com mais ações”.

O primeiro dia de seminário foi marcado pela conferência do chefe da Divisão de Educação do Campo do Incra nacional, Nelson Marques Felix, que fez uma explanação dos processos, experiências, desafios e possibilidades implicadas na política de Educação do Campo realizada no Brasil, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Na quinta-feira (10), às 14h30, a Professora Doutora da UFPI Marli Clementino apresenta a Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária (PNERA), divulgando resultados específicos do Pronera/PI.

O tema Educação do Campo, Universidade e Movimentos Sociais será apresentado, na sexta-feira (11), às 15h, pelo Professor Doutor José Jonas Duarte da Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que mostrará o papel das universidades e o processo histórico da educação do campo, frente às demandas populares e dos movimentos sociais do campo, para a construção da Reforma Agrária Popular e superação da questão agrária.

Participam do seminário a Superintendência Regional do Incra/PI, Reitorias da UESPI e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Emater, da União dos Dirigente Municipais de Educação (UNDIME), da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (Semec), do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e de movimentos sociais.

Sobre o Pronera
Criado em 1998, é um programa desenvolvido pelo Incra que tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
Fones: (86) 3223-5860/ 3222-1553 – Fax: (86) 3222-1827
www.incra.gov.br/pi
twitter: @incrapiaui

Nenhum comentário:

Postar um comentário